domingo, 8 de maio de 2011

Lebistes - Os queridinhos de todos.

Guppy


O Barrigudinho, também chamado de Guppy ou lebiste (Poecilia reticulata) é um belo peixe ornamental de comportamento pacífico, originário da América Central e América do Sul, com vida de aproximadamente 2 anos, usado em exposições aquarísticas. O guppy é um animal ovovivíparo da família dos poecilídeos. O comprimento do macho adulto é de aproximadamente 5 centímetros e o da fêmea, 7 cm.
Pode ser facilmente encontrado em rios do Sudeste do Brasil, mesmo poluídos, sendo muitas vezes confundido por leigos com girinos. Em sua forma original, possui um tom cinzento, porém a partir de cruzamentos em cativeiro costuma adquirir cores fortes, dos mais variados tipos[1].A partir daí, existem diversas "raças", ou "matrizes", que podem ser comercializadas por um preço considerável[2].
O barrigudinho em sua forma original não costuma ser utilizado para aquariofilia, sendo o guppy propriamente dito suas variantes coloridas.

Nossos Guppys

 Flamingo

 Violet

 Cobra


O sistema de reprodução do Guppy


Achamos bastante interessante conhecermos, um pouco mais, sobre este peixe que tanto prazer proporciona em cria-lo.
Os órgãos sexuais do macho (gonopódio) e da fêmea (cloaca) são bem definidos e fácies de serem vistos, ainda mais quando entram em "ação" .
O gonopódio do macho é a modificação da nadadeira anal a qual se torna mais alongada, é formada por nove raios da nadadeira original , tendo uma borla com uma farpa para trás na extremidade do terceiro raio.
O gonopódio se localiza à frente do orifício urogenital e também à frente deste orifício existem duas nadadeiras pélvicas. A este conjunto forma um tubo através da qual os elementos fertilizantes são transmitidos à fêmea.
Este tubo não é oco como muita gente pensa. Os espermatozóides mantem-se em grupos fechados no interior de globo denominado espermatófaro.
A ação de transferência do esperma para fêmea é tão rápida que o olho humano é incapaz de acompanha-la. Os espermatófaros são lançados no orifício genital da fêmea e assim que se encontra no interior, desloca-se para o oviduto.
A formação dos óvulos no organismo da fêmea é semelhante a do esperma: parte das células primitiva se divide e, depois da segunda divisão são formados os óvulos. O número de óvulos formados constituem o fator decisivo quanto ao número de filhotes a nascer.
O esperma fica situado no ovário da fêmea onde espera pelo aparecimento do primeiro grupo de óvulos. O grupo seguinte de óvulos não amadurecerá enquanto o primeiro não tiver abandonado o oviduto sob forma de ovos eclodidos e que, ao serem lançados fora da fêmea, se transformarão, em fração de segundo em um alevino vivo.
Uma vez ocorrido o primeiro nascimento um novo grupo é liberado, fecundando, e inicia, então, um novo processo de maturação.
Estudos e pesquisas mostraram que o esperma de um macho é capaz de fecundar óvulos da fêmea por oito messes após a primeira fecundação pelo macho.
Muitas vezes adquirimos um casal de Guppies e, por acaso, o macho morre. Se ele tiver fecundado a fêmea quer dizer que ela produzirá alevinos durante oito meses seguidos. Caso, porém, se queira interromper este processo, basta colocar outro macho em contato com a fêmea que estiver prestes a dar a luz. Se o macho fecunda-la até o quinto dia prevalecerá o novo esperma.
O período de gestação da fêmea é entre 22 e 28 dias de acordo com a temperatura. Quanto mais calor menos é o tempo de gestação e quanto mais frio maior é a gestação.
Como viram a reprodução do Guppy é tão simples, e ainda mais, considerando esse fato de a fêmea poder armazenar por oito meses seguidos constitui uma certa tranqüilidade em investir na aquisição de novos exemplares para melhorar o plantel.


Casais : R$ 25,00
Trios:    R$ 30,00

Um comentário:

  1. Olá!
    Quero saber se vocês tem peixes guppy ou lebistes puros e se é possível o envio para o CEP:98200-000
    att: Leonardo Guareschi Sikorra
    e-mail: 525.leonardo@gmail.com

    ResponderExcluir